REFLEXÃO INDIVIDUAL
As TIC são um instrumento para a educação e formação ao longo da vida porque dão acesso a
conhecimentos e oferecem a possibilidades de obter soluções individuais.
As TIC cada vez mais estão preparadas e
desenvolvidas para ajudar no processo da aprendizagem, investigação quer na
consulta de manuais on-line, dicionários entre outras ferramentas. É uma janela
aberta para o mundo que cada vez mais facilita o trabalho quer do professor
quer do aluno.
Para a construção de textos literários onde as
questões quer concordâncias verbais quer dicionário, pesquisas das quais
facilitam o trabalho de quem as solicita.
As TIC são utilizadas sempre que seja necessário
e sempre que tenhamos acesso as tecnologias, podemos criar sites onde os alunos
estruturam ideias, organizam- as espacialmente com preocupação estética,
realizam pesquisas históricas, geográficas e culturais, recolhem imagens, som e
vídeo. Conhecer e compreender outras culturas.
Desenvolver uma competência de trabalho em
autonomia porque os
alunos
dispõem desde muito novos a uma vasta variedade de ferramentas de
investigação
e os alunos passam a ser responsáveis pelas suas aprendizagens.
Quanto
aos conteúdos muitos produtos não são mais do que bonitas embalagens com velhos
conteúdos e velhas pedagogias o que é importante é que se analise de forma
crítica as possibilidades de aprendizagem das TIC.
A escola
pode usar produtos multimédia que não tenham sido construídos a pensar
exclusivamente no ensino, desde que eles apresentem qualidade estética e
coerência lógica.
Os
produtos multimédia são extremamente sedutores na medida em que reunem em
simultaneo imagem, cor, som, animação e efeitos visuais e sonoros, embora se
deva ter em atenção o seu uso.
Os
professores reconhecem que a escola está desactualizada em relação à sociedade
e que os alunos estão cada vez mais desinteressados pelas actividades escolares
tradicionais. Por estes motivos, tentam introduzir as tecnologias nas práticas
educativas, embora não tenham conhecimento profundo do seu potencial pedagógico.
A
integração das TIC assume diferentes configurações, conforme as disciplinas:
-
utilização de software genérico (processador de texto, folha de cálculo, base
de dados, navegador na Internet, correio electrónico, etc);
-
utilização de software específico de cada disciplina;
-
utilização de ambos em trabalhos de projecto individuais ou de grupo.
O que se
ganha com a utilização das TIC na sala de aula além de promover a utilização
generalizada,
autónoma e reflectida das tecnologias e pretende ser uma mais valia
na
formação dos alunos, promovendo as suas capacidades e aptidões para pesquisar,
gerir, tratar e difundir informação.
Ao longo
do ensino básico os alunos devem realizar as suas aprendizagens com as TIC e
sobre as TIC.
No final
desse percurso de escolarização, os alunos deverão, pelo menos, saber utilizar
as TIC de forma adequada.
Embora
sejam de extrema importância devemos salientar que as TIC no contexto da
disciplina de Português não substituem a leitura de um livro e a importãncia da
escrita sem corretor informático.
As
relações inter-pessoais por vezes podem estar ameaçadas, pois as novas
tecnologias substituem a presença fisica na elaboração de trabalhos de grupo.
Altera-se
a relação professor/aluno: torna-se muito mais distante porque o trabalho é
muito mais autónomo.
Apesar
da grande importância das TIC na formação dos alunos e apoio pedagógico,
podemos referir que existem um grande número de alunos, que por dificuldades
económicas, não possuem computador.
Alem de
que as próprias escolas ainda apresentam dificuldades em adquirir materiais
suficientes para os alunos.
A falta
de formação inicial e contínua dos professores para o uso das tecnologias e
respectivo aproveitamento pedagógico. Muitas vezes os professores não gostam
das tecnologias, não se sentem confortáveis a empregá-las, pelo que não as usam
nem incentivam a usá-las.
TIC é a
prova da evolução da espécie humana, o desenvolvimento do homen através das
novas tecnologias e a salientar que essa mesma evolução está em constante
evolução e estudo. O homen está em constante crescimento intelectual, pois as
novas tecnologias só avançam porque o homen assim as criou.
Referências bibliográficas:
Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania:
reflexões soltas
Ministério
da Educação -Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Sandra Couceiro
Nº 090142073
3º A
Sem comentários:
Enviar um comentário