O objetivo da criação deste blogue tange na divulgação dos trabalhos realizados na Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Reflexão Individual- Sandra Couceiro

REFLEXÃO INDIVIDUAL




As TIC são um instrumento para a educação e  formação ao longo da vida porque dão acesso a conhecimentos e oferecem a possibilidades de obter soluções individuais.
As TIC cada vez mais estão preparadas e desenvolvidas para ajudar no processo da aprendizagem, investigação quer na consulta de manuais on-line, dicionários entre outras ferramentas. É uma janela aberta para o mundo que cada vez mais facilita o trabalho quer do professor quer do aluno.
Para a construção de textos literários onde as questões quer concordâncias verbais quer dicionário, pesquisas das quais facilitam o trabalho de quem as solicita.
As TIC são utilizadas sempre que seja necessário e sempre que tenhamos acesso as tecnologias, podemos criar sites onde os alunos estruturam ideias, organizam- as espacialmente com preocupação estética, realizam pesquisas históricas, geográficas e culturais, recolhem imagens, som e vídeo. Conhecer e compreender outras culturas.
Desenvolver uma competência de trabalho em autonomia porque os
alunos dispõem desde muito novos a uma vasta variedade de ferramentas de
investigação e os alunos passam a ser responsáveis pelas suas aprendizagens.
Quanto aos conteúdos muitos produtos não são mais do que bonitas embalagens com velhos conteúdos e velhas pedagogias o que é importante é que se analise de forma crítica as possibilidades de aprendizagem das TIC.
A escola pode usar produtos multimédia que não tenham sido construídos a pensar exclusivamente no ensino, desde que eles apresentem qualidade estética e coerência lógica.
Os produtos multimédia são extremamente sedutores na medida em que reunem em simultaneo imagem, cor, som, animação e efeitos visuais e sonoros, embora se deva ter em atenção o seu uso.
Os professores reconhecem que a escola está desactualizada em relação à sociedade e que os alunos estão cada vez mais desinteressados pelas actividades escolares tradicionais. Por estes motivos, tentam introduzir as tecnologias nas práticas educativas, embora não tenham conhecimento profundo do seu potencial pedagógico.
A integração das TIC assume diferentes configurações, conforme as disciplinas:
- utilização de software genérico (processador de texto, folha de cálculo, base de dados, navegador na Internet, correio electrónico, etc);
- utilização de software específico de cada disciplina;
- utilização de ambos em trabalhos de projecto individuais ou de grupo.

O que se ganha com a utilização das TIC na sala de aula além de  promover a utilização
generalizada, autónoma e reflectida das tecnologias e pretende ser uma mais valia
na formação dos alunos, promovendo as suas capacidades e aptidões para pesquisar, gerir, tratar e difundir informação.
Ao longo do ensino básico os alunos devem realizar as suas aprendizagens com as TIC e sobre as TIC.
No final desse percurso de escolarização, os alunos deverão, pelo menos, saber utilizar as TIC de forma adequada.
Embora sejam de extrema importância devemos salientar que as TIC no contexto da disciplina de Português não substituem a leitura de um livro e a importãncia da escrita sem corretor informático.
As relações inter-pessoais por vezes podem estar ameaçadas, pois as novas tecnologias substituem a presença fisica na elaboração de trabalhos de grupo.
Altera-se a relação professor/aluno: torna-se muito mais distante porque o trabalho é muito mais autónomo.
Apesar da grande importância das TIC na formação dos alunos e apoio pedagógico, podemos referir que existem um grande número de alunos, que por dificuldades económicas, não possuem computador.
Alem de que as próprias escolas ainda apresentam dificuldades em adquirir materiais suficientes para os alunos.
A falta de formação inicial e contínua dos professores para o uso das tecnologias e respectivo aproveitamento pedagógico. Muitas vezes os professores não gostam das tecnologias, não se sentem confortáveis a empregá-las, pelo que não as usam nem incentivam a usá-las.
TIC é a prova da evolução da espécie humana, o desenvolvimento do homen através das novas tecnologias e a salientar que essa mesma evolução está em constante evolução e estudo. O homen está em constante crescimento intelectual, pois as novas tecnologias só avançam porque o homen assim as criou.






         Referências bibliográficas:





Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas
          Botelho, F. (2006). Textos e Literacia





Ministério da Educação -Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular




                                                                             Sandra Couceiro
                                                                                Nº 090142073

                                                                                      3º A

Sem comentários:

Enviar um comentário