O objetivo da criação deste blogue tange na divulgação dos trabalhos realizados na Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Comentário feito aos blogues das colegas

Autoras do blogue : Tânia Aldeano e Joana Miranda

Relativamente ao jogo “Separe em sílabas” podemos dizer que é um jogo bastante interessante do ponto de vista lúdico e educativo, porém, constatamos também os seus aspetos negativos e positivos, dos quais comentaremos a seguir:
·         Aspetos positivos
- Do ponto de vista lúdico, o jogo apresenta um painel bastante colorido, o que desperta o interesse da criança em jogá-lo;
- A criança enriquece o seu vocábulo, e desenvolve a capacidade de escrita porque aqui ela própria tem de escrever fazer a divisão silábica da palavra. Entretanto, tudo isto o que faz com que a criança apresente uma postura bastante autónoma;
- A medida que a criança vai jogando, desenvolve também as suas capacidades motoras, como por exemplo, a velocidade ao digitar;
- Reparamos também que, quando a criança erra o software não emite nenhum som irritante ou desencorajador, apenas emite uma mensagem escrita a conferir o resultado da divisão que acabou de fazer;
- Outro aspeto bastante interessante é a barra de progresso, em que a criança obtenha informação geral do seu desenvolvimento no jogo. 
·         Aspetos negativos
- No jogo em questão, quando a criança erra, ela simplesmente fica a saber que errou, mas  sem ter a oportunidade de saber onde é que errou porque o jogo não mostra a divisão silábica correta da palavra, para que ela aprenda e não volte a errar;
- Ao jogar, a criança também não tem a oportunidade de tentar novamente a divisão da palavra caso tenha errado por não saber ou por algum engano que tenha como metido ao escrever, como por exemplo, trocar o “ç” por “c”.
Os aspetos negativos acima relatados podem provocar na criança, desmotivação e o desejo de abandonar o jogo.

Os melhores cumprimentos,
Benildja Mateus e Sandra Couceiro



 ***************************************************************


Autoras do Blogue: Liliana Gonçalves e Suzana Costa

Em relação ao jogo “Casa ao intruso” achamos que de modo geral achamos que promove o desenvolvimento cognitivo pelo fato de o jogo não denominar o grupo de palavra que expressa, por exemplo, no jogo não aparece nenhuma mensagem a dizer : “ Encontre o intruso do grupo de palavras dos países da Europa”. Entretanto o fato de isto não existir obriga a acriança a pensar primeiramente qual é o grupo de palavras que está expresso, e depois, qual é a palavra que dele não pertence para poder excluí-la.  Achamos que o jogo deveria expressar o grupo de palavras se for direcionado para o pré escolar para que a criança esteja mais próxima do que lhe é pedido. No primeiro ciclo os alunos já estão mais familiarizados com as coisas que os rodeiam e já conseguem associar melhor as palavras.
Outro aspeto bastante positivo é o fato de o jogo poder ser efetuado sem ligação à internet, dando a oportunidade às crianças que não têm oportunidade de pagar a internet, poderem jogar e aprender em casa.
 Podemos dizer que o jogo apresenta um bom porque felicita a criança quando acerta, e quando erra incentiva a continuar o jogo propondo a criança a tentar novamente.
Parabenizamos às colegas pela excelente escolha do jogo “ Caça ao intruso”, pois ao nosso ver, o jogo enriquece bastante o vocábulo lexical da criança, permite a mesma relacione e associe as palavras, para além disso está repleto de aspetos positivos.


Cumprimentos , 
Benildja e Sandra 



Sem comentários:

Enviar um comentário