Autoras do blogue : Tânia Aldeano e Joana Miranda
Relativamente ao jogo “Separe em
sílabas” podemos dizer que é um jogo bastante interessante do ponto de vista
lúdico e educativo, porém, constatamos também os seus aspetos negativos e
positivos, dos quais comentaremos a seguir:
·
Aspetos positivos
- Do ponto de vista lúdico, o jogo apresenta um painel
bastante colorido, o que desperta o interesse da criança em jogá-lo;
- A criança enriquece o seu vocábulo, e desenvolve a
capacidade de escrita porque aqui ela própria tem de escrever fazer a divisão
silábica da palavra. Entretanto, tudo isto o que faz com que a criança
apresente uma postura bastante autónoma;
- A medida que a criança vai jogando, desenvolve também as
suas capacidades motoras, como por exemplo, a velocidade ao digitar;
- Reparamos também que, quando a criança erra o software não
emite nenhum som irritante ou desencorajador, apenas emite uma mensagem escrita
a conferir o resultado da divisão que acabou de fazer;
- Outro aspeto bastante interessante é a barra de progresso,
em que a criança obtenha informação geral do seu desenvolvimento no jogo.
·
Aspetos
negativos
- No jogo em questão, quando a criança erra, ela
simplesmente fica a saber que errou, mas sem ter a oportunidade de saber onde é que
errou porque o jogo não mostra a divisão silábica correta da palavra, para que
ela aprenda e não volte a errar;
- Ao jogar, a criança também não tem a oportunidade de
tentar novamente a divisão da palavra caso tenha errado por não saber ou por
algum engano que tenha como metido ao escrever, como por exemplo, trocar o “ç”
por “c”.
Os aspetos negativos acima relatados podem provocar na
criança, desmotivação e o desejo de abandonar o jogo.
Os melhores cumprimentos,
Benildja Mateus e Sandra Couceiro
Autoras do Blogue: Liliana Gonçalves e Suzana Costa
Em relação ao jogo “Casa ao intruso” achamos que de modo
geral achamos que promove o desenvolvimento cognitivo pelo fato de o jogo não
denominar o grupo de palavra que expressa, por exemplo, no jogo não aparece
nenhuma mensagem a dizer : “ Encontre o intruso do grupo de palavras dos países
da Europa”. Entretanto o fato de isto não existir obriga a acriança a pensar
primeiramente qual é o grupo de palavras que está expresso, e depois, qual é a
palavra que dele não pertence para poder excluí-la. Achamos que o jogo deveria expressar o grupo
de palavras se for direcionado para o pré escolar para que a criança esteja
mais próxima do que lhe é pedido. No primeiro ciclo os alunos já estão mais
familiarizados com as coisas que os rodeiam e já conseguem associar melhor as
palavras.
Outro aspeto bastante positivo é o fato de o jogo poder ser
efetuado sem ligação à internet, dando a oportunidade às crianças que não têm
oportunidade de pagar a internet, poderem jogar e aprender em casa.
Podemos dizer que o
jogo apresenta um bom porque felicita a criança quando acerta, e quando erra
incentiva a continuar o jogo propondo a criança a tentar novamente.
Parabenizamos às colegas pela excelente escolha do jogo “ Caça ao intruso”, pois ao nosso ver, o
jogo enriquece bastante o vocábulo lexical da criança, permite a mesma
relacione e associe as palavras, para além disso está repleto de aspetos
positivos.
Cumprimentos ,
Benildja e Sandra
Sem comentários:
Enviar um comentário