Reflexão
Final
No
âmbito da unidade curricular de Língua Portuguesa e as Tecnologias
de Informação e Comunicação foi-nos proposto a realização de
uma reflexão individual, fazendo referência às expectativas que
tínhamos antes de frequentar esta unidade curricular e às
aprendizagens adquiridas ao longo do semestre.
Relativamente
às minhas expectativas em relação a esta disciplina, no inicio
estava bastante expectante com a interligação entre Língua
Portuguesa e as TIC, no entanto achava que seria uma disciplina
semelhante às Expressões e Tecnologias UC do 2º ano da
licenciatura. O facto de termos duas disciplinas tão distintas e ao
mesmo tempo haver uma interligação entre ambas deixou-me um pouco
curiosa.
Ao
ser explicado o programa da disciplina, percebi que aliava a teoria
à prática. Ou seja, através das tecnologias, nomeadamente o
computador, poderiam focados e dados a conhecer diversos temas da
Língua Portuguesa. Nas aulas do professor Paulo Feytor Pinto pude conhecer inúmeros programas, links, entre outras formas tão acessíveis de desenvolver a Língua Portuguesa ex: dicionários online programas e metas de aprendizagem (.... ) material importante para o nosso percurso académico e na futura atividade profissional de docência.
Depois tínhamos as aulas com a professora Maria Rosário Rodrigues onde as novas tecnologias eram foram novidades constantes para mim como por exemplo o JCLIC o Wordle, photostory que no meu ponto de vista são uma mais-valia na minha formação.
No programa JCLIC, tivemos algumas dificuldades em pôr em prática embora tivéssemos sempre a oportunidade de marcar tutoria, o qual lamentavelmente não o fiz .
Através deste programa pude verificar que nem sempre é fácil criar uma atividade consistente e adequada a determinada faixa etária, talvez a falta de experiência em verificar se os resultados pretendidos estavam adequados à faixa etária pretendida. Este recurso permite que a criança trabalhe ou consolide um determinado conteúdo de uma forma mais didática.
Alguns dos programas trabalhados eram um pouco limitados relativamente às funções que continham condicionando os resultados pretendidos. O tempo de aula nem sempre pude estar presente mas acompanhei todo o trabalho pedido na plataforma moodle.
De um modo conclusivo, considero que esta UC foi muito enriquecedora para mim, enquanto futura educadora, porque para além de terem sido abordados temas bastante interessantes, pude adquirir também conhecimentos úteis à minha formação. Embora tenha ingressado tardiamente na vida académica, e de não dominar as novas tecnologias a fim de vencer alguns obstáculos, penso que foi bastante enriquecedor os conhecimentos que adquiri, embora pudesse ter aproveitado melhor as aulas, participando mais nas atividades.
Faço um balanço bastante positivo pois as bases adquiridas são essenciais para a continuação do conhecimento das tics, uma ferramenta de trabalho de extrema importância.
Sandra
Couceiro
Sem comentários:
Enviar um comentário