O objetivo da criação deste blogue tange na divulgação dos trabalhos realizados na Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexão Final -Benilja Mateus


Reflexão Final

                É do nosso saber que nos dias da atualidade as Tecnologias de Informação Comunicação (TIC), cada vez mais se fazem presentes na nossa vida quotidiana. No setor educativo, esta não se fez diferente, pois é usada com mais frequência como ferramenta pedagógica para o ensino de várias disciplinas, dentre elas a Língua Portuguesa.

Depois de ter frequentado a unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, tenho a dizer que de modo geral as propostas de trabalho efetuadas e os seus respetivos objetivos superaram as minhas expetativas porque para mim foi um grande desafio, pela capacidade de atenção, esforço e dedicação que a mesma exige. A realização de jogos educativos no Jclic mais demorada e cansativa de ponto de vista psicológico, pois para trabalhar com este software é necessário ter muita curiosidade, manejar, descobrir e tentar projetar o que se idealiza mentalmente.

Com a exceção do Photo Story, todos os outros conteúdos ou propostas trabalhadas nesta unidade curricular foram novidades para mim, contudo obtive muitas aprendizagens significativas. Todavia, aponto a realização das reflexões individuais como uma mais valia, pois pude exercitar e melhorar alguns aspetos em relação a Língua Portuguesa como a minha capacidade de escrita, o que pude constatar nos feedbacks dados principalmente pelo professor Paulo Feytor; e os conteúdos abordados na aula intitulada “Segurança na Internet” que me proporcionaram momentos de reflexão sobre a minha responsabilidade no uso da internet para diversos fins, principalmente em redes sociais, onde por alguma leviandade ou ignorância fornecemos, também, às pessoas desconhecidas as nossas informações básicas e verídicas estando expostos à inúmeros riscos. 

Sem dúvidas, esta disciplina contribuiu bastante para minha formação do ponto de vista pessoal e académico. Desenvolvi a minha capacidade criadora, a rapidez no uso das TIC, e de raciocínio. Como futura professora tenho em mim que carrego novas competências para lecionar com eficácia as diversas disciplinas usando as Tecnologias de Informação e Comunicação, o que não significa apenas proporcionar momentos lúdicos às crianças, nem de provar o que elas sabem, mas sobretudo ensiná-las coisas novas, isto tendo em conta a sua idade, estágio de desenvolvimento e o ano de escolaridade. A incompreensão deste último aspeto esteve na base das dificuldades na escolha dos jogos educativos para as crianças na primeira proposta de trabalho.

               Penso que de modo geral, se não tivéssemos o estágio pedagógico teríamos dedicado mais tempo à cada proposta de trabalho como o caso do Jclic ou mesmo trabalharíamos outras novas. 

              O sentimento empático e a exigência que os professores os docentes, Maria do Rosário e Paulo Feytor, tiveram não só comigo mas com a turma toda, certamente contribuiu para um ambiente saudável de aprendizagens. Tenho a parabenizar ao professor Paulo Feytor porque mediante as situações menos agradáveis durante as aulas, assim como faltas de respeito por parte dos alunos, fez sentir a sua posição do ponto de vista hierárquico dentro da sala de aula, com a postura um verdadeiro professor. Para mim funcionou como um “antídoto” contra os maus comportamentos durante as suas aulas na nossa turma. Um verdadeiro exemplo a seguir.
               
                   






1 comentário:

  1. Caros Professores
    Depois de Publicar o texto, um dos parágrafos apareceu fora do normal, ou seja, mais à direita.

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